A Metodologia Profiler é certificada como inovadora pela Finep e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, pois extrapola em muito os conceitos utilizados da metodologia DISC e reformula a maneira de avaliar um profissional.

Os gregos atribuíam aos quatro elementos básicos da natureza (fogo, água, terra e ar), a influência básica no comportamento das pessoas. Hipócrates frequentemente chamado de o pai da medicina Ocidental, propôs que o nosso temperamento é determinado pelo equilíbrio dos nossos quatro fluidos corpóreos essenciais: se o nosso sangue predomina, somos “alegres” de temperamento; se a nossa bile negra predomina, somos “sombrios” de temperamento; se é a nossa bile amarela, somos “entusiásticos” de temperamento; e se é o nosso fleuma, somos “calmos” de temperamento.

Embora a ciência moderna tenha há muito tempo descartado esta fisiologia antiga, os quatros fluidos (mais tarde chamados de “humores”) e os seus quatro temperamentos correspondentes, descreviam padrões tão universais das pessoas que eles se tornaram a fundação da medicina grega e romana. Daí surgiram os conceitos: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico como tendências comportamentais das pessoas.

Através de pesquisas, que incluíam instrumentos estatísticos e inclusive conhecimentos de biofísica o Psicólogo norte-americano William Moulton Marston, no início dos anos 20, construiu o modelo DISC, que são as iniciais de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Nossa Equipe

author
Viviane Neves
Analista Profiler e Administradora

Autora do Projeto Turminha Feliz. Tem experiência na área de Administração de empresas, atua principalmente nos seguintes temas: Administração, Treinamento e Desenvolvimento de Equipe.

author
Vitor Miguel
Analista Profiler e Trainer

Autor do livro: Coaching e Mentoring - Foco na Excelência. É Analista Profiler, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Pessoas, Coaching, Treinamento e Desenvolvimento de Equipe.